Curiosidades
O sobrenome MOURA tem raízes toponímicas, e deriva de uma antiga família que procede de um nobre português chamado D. Pedro Rodrigues, e do seu irmão D. Álvaro Rodrigues, que conquistaram dos MOUROS um lugar de nome MOURA em Portugal.
João Rodrigues de Sá, entre os versos que dedicou às famílias nobres de Portugal, fez esta referência aos MOURAS:
“Quem sete castelos doura
sobre vermelho acendido
he o sangue conhecydo
por tomar aos mouros Moura
donde trouxe o apelydo”
A TORRE DE MOURA e a princesa árabe SALÚQUIA.
A Torre de Moura se localiza na Cidade de Moura em Portugal. A história deste lugar encontra-se associada a princesa Salúquia, que era governadora da cidade a época chamada de Al-Manijah.
A princesa Salúquia era noiva de Bráfama, alcaide mouro de Aroche. Na véspera do matrimônio, Bráfama dirigiu-se com uma comitiva para Al-Manijah, a dez léguas de distância. Mas todo o território a norte e oeste tinha já sido conquistado pelos cristãos e a jornada revelava-se perigosa.
O rei de Portugal encarregou dois fidalgos, os irmãos Álvaro Rodrigues e Pedro Rodrigues, de conquistar a cidade.
Estes irmãos emboscaram-se num olival nas proximidades da cidade. A comitiva de Aroche, surpreendida pela ação destes cavaleiros cristãos, foi facilmente vencida, e Bráfama foi morto.
Disfarçando-se com as vestes dos árabes, os fidalgos cristãos dirigiram-se para a cidade. Salúquia estava no alto da torre do castelo, onde aguardava a chegada do seu noivo. Vendo aproximar-se um grupo de cavaleiros aparentemente islâmicos, a princesa julgou que se tratava da comitiva de Aroche e ordenou que abrissem as portas da fortificação.
Mal transpuseram a muralha, os cristãos lançaram-se sobre os defensores da cidade e conquistaram o castelo.
Salúquia percebeu então o erro que tinha cometido e, ferida pela certeza da morte de Bráfama, tomou as chaves da cidade e precipitou-se da torre onde se encontrava.
Comovidos pela história de amor que os sobreviventes islâmicos lhes contaram, os irmãos Rodrigues renomearam a cidade para Terra da Moura Salúquia. O tempo transformou na atual cidade de MOURA.
Os irmãos Álvaro Rodrigues e Pedro Rodrigues tomaram então o MOURA por sobrenome dando origem a uma descendência que perdura até os dias de hoje.