Técnicas da SEMED participam de Treinamento sobre o Censo Escolar

13 fev 2019 - Notícias - secom

Foi realizado na manhã desta quarta-feira pela SGEST (Subgerência de Estatística) e NUEST (Núcleo de Estatística) no auditório da 9ª Gerência Regional de Educação em Cajazeiras, um treinamento para realização da 2ª Etapa do Censo Escolar 2018 – Módulo Situação do Aluno, na oportunidade estiveram presente os coordenadores e técnicos responsáveis pelo Censo do Sistema Municipal de Ensino de Poço de José de Moura e demais municípios que pertencem a essa Gerência.

Sobre o Censo Escolar

O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro nessa área. É coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.
Ele abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional:
– Ensino regular (educação infantil, ensino fundamental e médio);
– Educação especial – modalidade substitutiva;
– Educação de Jovens e Adultos (EJA);
– Educação profissional (cursos técnicos e cursos de formação inicial continuada ou qualificação profissional).

A coleta de dados das escolas tem caráter declaratório e é dividida em duas etapas. A primeira etapa consiste no preenchimento da Matrícula Inicial, quando ocorre a coleta de informações sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula.
A segunda etapa do Censo Escolar da Educação Básica e tem por objetivo coletar as informações de rendimento e movimento, no final do ano letivo, dos alunos que foram declarados na Matrícula Inicial do Censo Escolar.