SEMED participa de Encontro sobre Educação e Semiárido

21 jun 2017 - Notícias - wlisses

Elaborar uma educação contextualizada para o semiárido brasileiro. A proposta para que essa meta seja alcançada foi discutida durante o seminário “Semiárido e Educação: ontem hoje e perspectivas”, promovido pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), nos dias 12 e 13 de junho, no auditório da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro (BA).

Esteve participando do evento, Wlisses Estrela, professor técnico da Secretaria de Educação de Poço de José de Moura, como representante selecionado do alto sertão paraibano. Ao final do encontro, um documento foi formulado para propor algumas ações e encaminhado para o Ministério da Educação, tendo como objetivo a criação de uma política pública para desenvolver novas perspectivas para a região.

As soluções encontradas após as apresentações dos trabalhos se baseiam na Educação Contextualizada, proposta desenvolvida pelo educador Paulo Freire. “A Educação Contextualizada é uma forma de ensino que aproxima a cultura da região com a pessoa que aprende. É um ensino revestido da identidade do aluno”, explicou Edilene Pinto, pesquisadora e uma das organizadoras do encontro.