Secretaria de Agricultura realiza reunião com agricultores em Torrões

6 fev 2019 - Notícias - secom

A Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com a Empaer e Programa Agroamigo do Banco do Nodeste realizou nesta quarta-feira (06/02/2019) uma importante reunião com vários agricultores na Vila de Torrões .

A reunião tratou de assuntos referentes a emissão da DAP, as novas normas para acesso ao programa Agroamigo e sobre o Programa de cortes de terra da Prefeitura Municipal.

Sobre a DAP

A Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) é o documento exigido para o produtor (a) rural com finalidade de acesso ao Pronaf, programa governamental que tem por objetivo : Financiar as atividades agropecuárias e não agropecuárias exploradas mediante emprego direto da força de trabalho do produtor rural e de sua família, entendendo-se por atividades não agropecuárias os serviços relacionados com turismo rural, produção artesanal, agronegócio familiar e outras prestações de serviço no meio rural, que sejam compatíveis com a natureza da exploração rural e com o melhor emprego da mão-de-obra familiar.

Sobre o Agroamigo

O Agroamigo é o Programa de Microfinança Rural do Banco do Nordeste que tem como objetivo melhorar o perfil social e econômico do(a) agricultor(a) familiar do Nordeste e norte de Minas Gerais e Espírito Santo, cuja operacionalização conta com a parceria do Instituto Nordeste Cidadania (INEC).

Tem como característica a presença nas comunidades rurais por meio dos Agentes de Microcrédito e atende, de forma pioneira no Brasil, a milhares de agricultores(as) familiares, enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), com exceção dos grupos A e A/C.