PSE dá início as ações nas Escolas Municipais

29 mar 2019 - Notícias - secom

Tiveram início neste dia 26 de Março as ações do Programa Saúde na Escola nas Unidades Escolares do município de Poço de José de Moura. As ações iniciaram com a Avaliação Antropométrica, um trabalho que consiste em realizar o levantamento do Índice de Massa Corporal (IMC) dos alunos para o acompanhamento nutricional.

De acordo com nutricionista Lidiane Duarte, a avaliação do estado nutricional constitui etapa fundamental, na qual se verifica a adequação do crescimento e das proporções corporais dos alunos, a fim de identificar se encontram-se no peso ideal ou acima deste.

Sobre a Avaliação Antropométrica

A avaliação do estado nutricional pela antropometria envolve a coleta de dados de características corporais tais como peso, estatura, dobras cutâneas e circunferências corporais, que irão compor índices antropométricos. O peso e a estatura são essenciais na avaliação do estado nutricional (atual e pregresso), devendo ser analisados segundo idade e sexo. Pela aferição do peso e altura pode-se calcular, entre outros, o Índice de Massa Corporal (IMC) e o índice de estatura para idade. O IMC tem sido utilizado para a avaliação do estado nutricional e identificação de sobrepeso e obesidade em qualquer faixa etária.