Professores do Ensino Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental realizam escolha de livros didáticos

5 set 2018 - Notícias - secom

Professores do Ensino Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Poço de José de Moura estiveram na manhã deste dia 05 de setembro reunidos na Escola Municipal Prof. Francisco Cassiano Sobrinho e procederam com a escolha dos livros didáticos que irão subsidiar seus trabalhos em sala de aula.

Pela primeira vez, professores do Ensino Infantil, que abrange creche e pré-escola (crianças de 0 até 5 anos de idade), escolheram os livros didáticos que usarão a partir do ano que vem. Esta etapa de ensino passa, em 2019, a fazer parte do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).

Novidades

Entre as novidades para o ciclo PNLD 2019 é que este será o primeiro ciclo de materiais didáticos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A expectativa é que os materiais possam apoiar escolas no desenvolvimento de competências e novas habilidades.

Outra inovação é que o PNLD oferecerá livros para os professores da etapa da Educação Infantil e, também, para os professores do componente Educação Física. Além disso, os Manuais de todos componentes e etapas virão em um formato novo, mais adequado para a visualização dos professores. O PNLD 2019 ainda contemplará também livros de Projetos Integradores, que são obras didáticas com propostas pedagógicas que integram no mínimo dois componentes curriculares.

Também a partir desta edição, todas as obras dos anos iniciais do Ensino Fundamental serão consumíveis, o que significa que os alunos não precisarão devolver os materiais.