Poço de José de Moura tem semana intensiva de atividades contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

23 maio 2017 - Notícias -

A Associação Cultural Pisada do Sertão em parceria com a Prefeitura Municipal de Poço de José de Moura, Secretaria de Educação, Saúde e Assistência Social realizou de 15 a 20 de maio A Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Durante a semana uma programação contendo atividades educativas envolveu profissionais que atuam no Sistema de Garantia de Direito – SGD, famílias, educandos, educadores, e políticas públicas com o intuito de mobilizar e sensibilizar todos sobre essa violação de direito.

A Pisada do Sertão, por meio do projeto TEIA promoveu a campanha “O problema não está em não ver, está em não agir” nas áreas rurais do município e também na área urbana.

Durante toda a semana foram realizadas na zona urbana e comunidades rurais, atividades de intervenções, como por exemplo as rodas de conversas em sala de aula, exibição de vídeos sobre a temática e encontros com famílias.

De maneira especial, a quinta-feira, 18 de maio – Dia D do combate ao abuso e exploração sexual, os agentes do NUCA realizaram uma mobilização em praça pública como uma forma de manifestação aos casos silenciosos que existem em nosso município. Neste mesmo dia a mediadora social do projeto TEIA, Layane Anacleto, conduziu uma mesa redonda na Câmara de vereadores com a participação de representantes da educação, saúde, CRAS, Conselho Tutelar, CREAS, organização da sociedade civil para debater o tema.

Todas as ações foram realizadas em parceria, de forma articulada onde cada política pública pode levar seu modo de fazer acontecer. Foi uma semana de grande articulação, com resultados significativos.