Em busca do Selo Unicef: Município participa de Capacitação em Pombal

9 nov 2018 - Notícias - secom

Em busca da realização de um grande sonho para o município, gestores das áreas da educação, saúde e assistência social estiveram participando nesta quinta-feira (08/11/2018) no Auditório do Centro Municipal de Educação em Pombal, do Ciclo de Capacitações do Selo Unicef.

A capacitação destinada aos municípios do polo, tem como objetivo orientar o percurso metodológico que eles têm que seguir para obter o Selo Unicef Município Aprovado. Assim foram apresentadas orientações acerca da linha de base, dos indicadores, e qual a realidade atual dos municípios. Em 2020 será realizada uma nova coleta de dados para verificar se o município evoluiu nos indicadores relacionados à educação, à saúde, à proteção social. Se ele alcançar pelo menos sete indicadores receberá o Selo.

Durante o evento, a secretária de educação Núbia Naiete apresentou a experiência de participar do Curso Portas abertas para a inclusão, ação que valida o resultado sistêmico 12 do Selo UNICEF – Acesso ao esporte educacional, seguro e inclusivo garantido a todas as crianças e adolescentes do município. O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, para estimular os municípios a implementarem políticas públicas no intuito de diminuir as desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A metodologia do Selo inclui Ações Estratégicas (o que os municípios precisam realizar) e Indicadores de Impacto Social (os resultados que os municípios precisam melhorar) relacionados aos direitos à saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes. Os municípios são agrupados, dentro de seus Estados, considerando suas características demográficas e socioeconômicas. Durante cada edição do Selo, o UNICEF capacita gestores e técnicos das secretarias municipais e conselheiros de direitos e adolescentes para qualificar a elaboração e execução das políticas públicas e para estimular que estas politicas continuem após o fim de cada edição.